12 outubro 2010

fecha os olhos, para não seres cego!



Hoje, dia das crianças fui a Sociedade de Atendimento aos Cegos - SAC  aqui em Fortaleza, e graças a Deus sempre acontecem coisas que me tornam mais humana.
Em meio a muitas crianças deficientes visuais, tinha um, que estava usando óculos.A primeira coisa que eu pensei:
" Se ele é cego porque ele usa óculos? "
Engraçado, depois disso ele se aproximou de mim, não sei como.E eu comecei a falar com ele.

- Oi, tudo bem?
- tudo ótimo, como é seu nome?
- Andressa! E o seu?
- Matheus Guimarães Rocha
- que nome lindo Matheus! Parece nome de escritor!
- obrigada! E vou ser, já escrevo com 8 anos!

Começou a pegar no meu cabelo, disse:
- Nooooooooossa, que cabelo liso, pareçe uma pluma, uma pluma grande! E esse rosto, pareçe que é desenhado, nariz afiladinho,boca desenhada,cadê seu olho? (riu!) que olho pequenininho!
Sabe Andressa, você é linda! Se eu tivesse oportunidade eu queria te ver um dia, nem que fosse só por uma vez, queria pelo menos ter uma lembrança bonita em minha mente.
Chorei.
-Não foi a minha intenção fazer você chorar, eu quis te elogiar.
- Posso te dar um abraço Matheus?
- pode 'ué' 

Abraçei

- Posso te contar um segredo?
- claro que pode!
- os médicos daqui disseram que era possível eu ver um dia,por isso que eu uso óculos. ( Que ignorância mental a minha né? Se ele usa óculos, é porque pelo menos alguma coisa, ele enxerga! )
eu fiquei tão feliz, mas tão feliz.
- você é tão legal! quer vim brincar comigo? vamo? eu te guio!
- aceito sim! Vou até usar uma venda pra eu ser como você, ai você me guia tá bom?
- sério? você vai ficar cega pra eu te guiar?
- vou sim!

E me guiou.

Me guiou melhor do que qualquer outro que enxergava.
Porque ele enxergava com a alma, com o coração, com o cuidado.
Por isso, fica o conselho: Fecha os olhos, para não seres cego!
Obrigada Matheus pela lição de vida!

8 comentários:

  1. Muito bonito, Andressa! =]

    É um mundo paralelo onde qualquer detalhe faz muita diferença, como a disposição dos móveis em casa. A mãe do Léo - baixista da banda - é deficiente visual e depois que comecei a freqüentar a casa dele, há mais de 2 anos, por motivos da banda mesmo, é que fui conhecer melhor esse universo. Daí a ideia de criar um site dedicado a esse público, como você viu.

    Beijo, moça!

    Queria lhe ver aqui http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9012592659021996736 =] :) ;) !

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, estou emocionada, que coisa mais linda, quanta alma nisso tudo, felizmente Deus poem uns anjos assim no nosso caminho para que possamos aprender algumas coisas, e foi bom apreder com Matheus, e com certeza vir aqui e aprender também.
    Beijo na alma guria!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Chorei tb! Muito lindo isso..Tava imaginando sua cara1 Bju!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que lindo. Adoro essas tuas vivências, tu me parece ser uma pessoa muito boa, mesmo de tão longe, sinto essa vibração gostosa de ti, sabe?
    Que volte tudo em dobro, tu merece!
    Beijoca

    ResponderExcluir
  5. Por vezes pensamos ser mais inteligente que qualquer criança que não tenha vivido tanto quanto nós. Pensei isso uma vez para nunca mais, pois percebo hoje o quão valioso são os ensinamentos que recebemos de cada criança.
    Elas tem a pureza no coração, tem a verdade em si, o que os torna sabios. Não digo que não tenhamos também, mais talvez por termos tido alguns desacertos na vida, deixamos um pouco disso para traz...
    Mais acredito que cada ser humano tem algo a nos ensinar! Por mais que aprendemos tanta coisa, ainda não sabemos nada.
    Adorei ler sobre tua convivência!
    (ps: confiança linda no se deixar guiar por um coração)

    Beijoooos!!!

    ResponderExcluir
  6. eu adorei esse texto
    é realmente uma grande lição de vida
    e tem tanta gente q nao aprende nd com isso
    o mundo seria bem melhor se todos nós enxergassemos com a alma

    beijoss

    ResponderExcluir
  7. Tem cinco poemas novos em meu blog http://lenjob.blogspot.com e lhe apresento o Castelo do Poeta, http://castelodopoeta.blogspot.com, um super canal interativo de arte. Me fale o que achou, viu?? Abaixo poema.

    João Lenjob

    Na Nossa Tela
    João Lenjob

    Se quiser o céu numa tela
    Eu o trago até você
    Eu lhe dou pincel, tinta e uma aquarela
    E as cores, dá você
    Venho com estrelas, cometas e uma lua bela
    Mas o sol, traga você.

    Dance no céu, pintando como bailarina
    Que sou platéia pra você
    Seja a pintura mais pura, doce menina
    Que sou menino pra você
    Dê-me o amor da arte mais divina
    E do amor faço você.

    Ame menina, na nossa tela
    Aquarela, eu e você

    Se por acaso alguma cor lhe falta
    Eu faço em verso pra você
    Viro então um poeta astronauta
    E fico no céu pra você
    Enquanto pinta a nossa pauta
    A poesia é feita pra você.

    ResponderExcluir
  8. Ai que lindo me deu vontade de chorar,
    como é pura a alma de uma criança neh mesmo?
    Liiindo!
    Parabéns pela iniciativa de ir fazer uma criança sorrir e se sentir especial =)
    #orgulho rs

    Beeijo!

    ResponderExcluir